| 23/10/2002 14h20min
Nove dias depois de ter elevado os juros básicos da economia em três pontos percentuais, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta, dia 23, manter a taxa em 21% ao ano. Não foi indicado viés, o que significa que, a princípio, os juros serão mantidos até a próxima reunião do Copom, marcada para os dias 19 e 20 de novembro.
No último dia 14, o BC convocou reunião extraordinária do Copom para aumentar os juros de 18% para 21% ao ano. Na ocasião, a decisão foi apresentada como necessária para manter a inflação sob controle, embora tenha sido entendida como uma medida para tentar frear a alta do dólar.
A manutenção dos juros anunciada nesta quarta não chegou a surpreender, embora um novo aumento não estivesse descartado. Para alguns analistas, o BC poderia elevar a taxa para, mais uma vez, tentar deter a desvalorização do real, já que a cotação do dólar se mantém na casa dos R$ 3,90.
Para explicar a decisão, o BC divulgou uma nota: "O Copom decidiu, depois de avaliar o quadro econômico, manter a taxa Selic em 21% ao ano, fixada na reunião extraordinária do dia 14". Mais detalhes só devem ser oficialmente divulgados na próxima quarta-feira, com a ata da reunião concluída ontem.
Quando decidiu elevar os juros, na semana passada, o BC justificou sua decisão dizendo que o nervosismo em torno do processo eleitoral estava mais forte do que se esperava, o que teria impacto direto sobre cotação do dólar e comportamento da inflação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.