| 11/11/2002 21h30min
O Iraque disse nesta segunda, dia 11, que não houve vítimas no ataque deste domingo, quando caças britânicos e norte-americanos lançaram mísseis contra uma região no sul do país. O Exército dos Estados Unidos informou que as aeronaves ocidentais atingiram duas bases de mísseis terra-ar nos arredores de Tallil, aproximadamente 280 quilômetros ao sul de Bagdá, na zona de ``exclusão aérea'' do sul do Iraque.
Em um comunicado divulgado pela Agência de Notícias do Iraque (INA), um porta-voz do Exército iraquiano disse que instalações civis também foram atacadas, acrescentando que as forças iraquianas abriram fogo contra os aviões e os forçaram a voltar para suas bases no Kuwait. O Exército norte-americano disse que nunca atacou a população civil ou suas infra-estruturas e sempre evita ferir civis ou atingir suas instalações.
O número de incidentes envolvendo patrulhas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha sobre as zonas de exclusão aérea no norte e no sul do Iraque aumentou consideravelmente nos últimos meses, devido à especulação sobre uma possível ação militar norte-americana para derrubar o presidente Saddam Hussein do poder.
Caças norte-americanos, junto com jatos da Grã-Bretanha, patrulham as duas zonas de exclusão aérea no norte e no sul do Iraque, depois da Guerra do Golfo de 1991. As zonas, que não são reconhecidas por Bagdá, foram impostas para a proteção de um enclave curdo no norte, e dos muçulmanos xiitas no sul, de possíveis ataques do governo iraquiano. O Iraque acusa patrulhas ocidentais de atacar alvos civis e matar pessoas inocentes. Washington e Londres negam as acusações.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.