| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na quarta, dia 20, que pedirá aos países aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ajuda para desarmar Saddam Hussein, caso o líder iraquiano se recuse a abrir mão do arsenal que, segundo o governo norte-americano, possui. Em uma entrevista coletiva concedida ao lado do presidente tcheco, Vaclav Havel, Bush disse que os países-membros da Otan, em cúpula a se iniciar em Praga na quinta, dia 21, avaliariam a punição ao Iraque no caso de o país não cumprir a resolução aprovada recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A resolução determina que o governo iraquiano se livre das suas supostas armas de destruição em massa. Os inspetores de armas da ONU retornaram ao Iraque nesta semana. Oficialmente, a cúpula de dois dias da Otan foi convocada para convidar sete países do Leste Europeu a ingressar na aliança em 2004. São eles: as ex-Repúblicas soviéticas Lituânia, Letônia e Estônia mais Romênia, Bulgária, Eslováquia e Eslovênia. Mas as reuniões devem ser dominadas pela questão do Iraque e pela discussão sobre as reformas necessárias na Otan para a aliança enfrentar as ameaças à segurança surgidas depois dos ataques de 11 de setembro do ano passado contra os EUA. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.