| 30/11/2002 15h07min
Especialistas em armamentos da ONU inspecionaram um complexo industrial militar e uma suspeita base de mísseis fora de Bagdá no sábado, dia 30, assim que retomaram as inspeções de armas após a pausa de um dia. Um grupo de inspetores partiu de carro de sua central, em Bagdá, para o complexo administrado pela Companhia Pública da Mãe de Todas as Batalhas, em Yusoufiyyah, distante cerca de 15 km ao sul da capital iraquiana. A companhia, cujo título incorpora o nome usado pelo Iraque para descrever a Guerra do Golfo contra o Kuweit, em 1991, é o braço da Comissão de Industrialização Militar responsável pelo desenvolvimento de armas.
Outro grupo de inspetores foi até uma suspeita base de mísseis, em Balad, a 75 quilômetros ao norte de Bagdá. A localidade fica entre Bagdá e Tikrit, a cidade natal do presidente Saddam Hussein. Ambos os grupos foram acompanhados por autoridades iraquianas. Guardas iraquianos barraram jornalistas na entrada do grande complexo ao sul de Bagdá, cujos portões exibem retratos do líder iraquiano. Mais tarde os guardas barraram um carro do governo que queria entrar nas instalações enquanto lá estavam os inspetores, de acordo com a política de impedir a movimentação nos lugares sob inspeção.
Os inspetores que fazem visitas sem aviso não trabalharam na sexta, dia 29, em respeito ao dia consagrado dos muçulmanos. Eles já visitaram cinco lugares desde que retomaram o trabalho, que transcorreu tranqüilamente. O Iraque afirma que tem cooperado totalmente com os inspetores, que retornaram ao país esta semana após um intervalo de quatro anos, em busca de armas químicas, biológicas e nucleares, de acordo com uma dura resolução da ONU que dá a Bagdá uma última chance de se desarmar. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.