| hmin
Com base em informações do governo dos Estados Unidos, a rede terrorista Al-Qaeda, de Osama bin Laden, teria adquirido armas químicas vendidas pelo Iraque. A denúncia está publicada na edição desta quinta, dia 12, do jornal norte-americano The Washington Post. A compra teria sido efetuada entre o final de outubro e novembro. O Iraque apressou-se em negar as acusações.
Citando dois funcionários do governo americano que teriam acesso à documentos confidenciais, o jornal afirma que analistas dos EUA suspeitam que a arma adquirida seria o gás VX (que ataca o sistema nervoso) e teria sido contrabandeado através da Turquia. As fontes, que falaram ao jornal sem autorização da Casa Branca, não quiseram revelar como a informação foi obtida.
– Jogo fora 99% das informações recolhidas, mas esta não joguei – disse o funcionário do governo, que não foi identificado.
O Post informou também que a transação envolveu o grupo sunita libanês Asbat al-Ansar, que é ligado à Al-Qaeda e recentemente construiu uma base no norte do Iraque. As fontes do jornal dizem não saber, entretanto, se o grupo agiu por conta própria ou em nome da Al-Qaeda. Se a notícia for verdadeira, esta seria a maior prova de que a rede de Bin Laden recebe material do Iraque, como acusa o governo americano. Gordon Johndroe, único funcionário da Casa Branca autorizado a comentar o assunto, disse não haver evidências concretas de que a Al-Qaeda teve acesso a armas químicas. O governo iraquiano classificou como "ridículas" as especulações.
Ainda na quinta, os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) vasculharam pelo menos seis locais suspeitos de abrigar armas de destruição em massa (químicas, biológicas e nucleares) no Iraque. Pela primeira vez desde sua volta ao país, em 25 de novembro, os técnicos estiveram em uma fábrica de mísseis, a Al-Nida, nos arredores de Bagdá. Um relatório final da Unscom, comissão de inspetores da ONU presente no Iraque até 1998, afirma que no local eram produzidos mísseis Al-Hussein, adaptações dos mísseis soviéticos Scud.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.