| 04/01/2008 01h04min
O democrata Barack Obama e o republicano Mike Huckabee ganharam os caucuses (espécie de assembléias partidárias) de Iowa, o que deixa os dois em vantagem para se tornarem os candidatos de seus partidos nas eleições presidenciais de novembro.
Numa das disputas mais apertadas dos últimos 50 anos, especialmente no lado democrata, Obama derrotou os seus dois principais adversários, Hillary Clinton e John Edwards. Com uma mensagem de mudança que agrada aos jovens e aos novos eleitores, Obama obteve 38% dos votos dos democratas, contra 30% de Edwards e 29% de Hillary Clinton.
Acompanhado pela mulher e pelas duas filhas, Obama compareceu radiante ao encontro com os seus seguidores após a vitória. Num discurso cheio de esperanças no futuro do país, afirmou que, em novembro, será eleito presidente dos EUA. O ex-senador Edwards, que já tinha ficado em segundo lugar nos caucuses de 2004, e a senadora Hillary Clinton mostraram otimismo. Eles se disseram mais dispostos do que
nunca a travar a longa
batalha para a escolha de um candidato democrata à Casa Branca.
No lado republicano, o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee derrotou por uma ampla margem os outros pré-candidatos. Ele se apoiou numa mensagem conservadora que conquistou a direita cristã de Iowa. O ex-pastor evangélico obteve 34% dos votos, seguido do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, com 24%, e do ator e ex-senador Fred Thompson, com 14%.
Huckabee disse estar "espantado e animado" com a vitória, mas destacou que ela "só termina na Casa Branca, dentro de um ano". Romney se mostrou contente com a "medalha de prata". Para ele, isso não significa que na próxima competição "não possa ganhar a de ouro".
Resultados das primeiras prévias são
importantes para futuro de campanha
Os caucuses de Iowa provocaram as primeiras baixas na longa lista dos pré-candidatos presidenciais. Os senadores democratas Chris Dodd e Joseph
Biden, que não superaram 1% dos votos, abandonaram a disputa.
O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani que lidera as enquetes nacionais entre os republicanos, com 20% das intenções de voto, obteve apenas 4% em Iowa. Mas, ao contrário de seus oponentes, ele não realizou uma campanha intensa no Estado. Segundo a rede CNN, Giuliani preferiu repartir seus esforços de maneira igualitária em todos os Estados americanos. Por isso, não se surpreendeu com o mau resultado em Iowa.
Outro republicano bem cotado, o senador do Arizona John McCain, segundo colocado nas enquetes, atrás de Giuliani, obteve em Iowa 13% dos votos. Ficou em quarto lugar no Estado.
As prévias de Iowa são estratégicas porque garantem aos vencedores mais dinheiro para a campanha, por meio de contribuições. Historicamente, os resultados das prévias de Iowa e New Hampshire — duas das primeiras do calendário — são muito confiáveis para revelar quem serão os candidatos.
Nas últimas sete eleições, os dois Estados acertaram os vitoriosos
cinco vezes. Os nomes escolhidos em
Iowa não foram confirmados em 1988 e 1992 (democratas) e em 1980 e 1988 (republicanos). Em New Hampshire, os resultados falharam em 1984 e 1992 (democratas) e 1996 e 2000 (republicanos).
Obama (E) e Huckabee levam vantagem na corrida à Casa Branca
Foto:
Steve Pope e Tannen Maury, EFE
/
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.