| 16/01/2008 03h01min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o seu colega cubano, Fidel Castro, apresenta uma "lucidez incrível", uma "saúde impecável" e está pronto para assumir seu papel político. Lula se reuniu com o líder cubano por duas horas e meia em Havana.
— Penso que Fidel está pronto para assumir o papel político que ele tem em Cuba — disse Lula no aeroporto José Martí, de onde partiu por volta das 21h40min (0h40min de Brasília).
No aeroporto da capital de Cuba, Lula se despediu do presidente em exercício do país caribenho, Raúl Castro. E destacou que, durante o encontro, Fidel Castro, que desde julho de 2006 se recupera de uma grave doença intestinal que o obrigou a delegar seus cargos, falou por duas horas "sobre todos os assuntos possíveis".
— A impressão que tenho é de que Fidel está muito bem de saúde, com uma lucidez como a dos seus melhores momentos. Penso que em breve vai se recuperar fisicamente. Se um dia eu ficar doente, quero ter a
mesma capacidade de falar que ele teve
comigo — afirmou.
Fontes oficiais mostraram aos jornalistas várias fotos do encontro entre os dois presidentes. O líder cubano aparece sentado, com seu habitual moletom e conversando com o Lula na presença de um tradutor, sorridente e com bom semblante. Em duas imagens, Fidel Castro e Lula aparecem tirando fotos um do outro.
A reunião com Fidel era uma das incógnitas da agenda de Lula na visita a Cuba. Fidel, que não aparece em público desde 26 de julho de 2006, tinha se reunido em 20 de dezembro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como já tinha feito também em outubro e em novembro. Lula é o primeiro presidente além de Chávez com quem Fidel se reúne desde 17 de junho, quando conversou com o nicaragüense Daniel Ortega.
Antes de partir, o presidente destacou a importância dos 10 acordos que assinou com Cuba. Eles prevêem uma cooperação em várias áreas econômicas e a habilitação de linhas de crédito. Além disso, agradeceu pela hospitalidade
de Raúl Castro, a quem convidou a
visitar o Brasil, prometendo fazer "um carnaval".
— Nós também estamos muito satisfeitos com a visita da delegação liderada pelo presidente Lula, os resultados foram magníficos — respondeu Raúl Castro. — Não quero atrasar a sua viagem de volta nem repetir as questões colocadas por ele, com as quais estou inteiramente de acordo. Amamos o Brasil também, como todos os nossos povos irmãos da América Latina e Caribe. Além disso, o Brasil é nosso irmão mais velho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.