| 20/01/2008 21h38min
A gíria envolvendo o prato mais famoso da mesa do brasileiro já faz parte do mundo do surfe. O arroz com feijão, que sai da cozinha para virar sinônimo de algo simples e funcional, sem firula, se tornou explicação tática para a gurizada que desliza nas ondas desde cedo.
Com as finais ocorrendo após o meio-dia, até poderia ser influência do horário. Mas a única fome que os pequenos sentiam era pelo título da categoria grommets (até 12 anos) do 9º Rip Curl Grom Search, disputado neste domingo, em Atlântida.
Naquele momento decisivo, com o mar agitado, de coloração escura, e ventando muito, a concentração do atleta seria fundamental. Ela, e a dupla famosa:
– Vou fazer uma manobra tipo um arroz com feijão. Umas batidas, uns floaters (deslizar sobre a crista da onda e voltar). Depende da onda – explica o garoto sobre como fazer para levar o título.
Antes de ingressar na bateria decisiva, Edgar Groggia, 11 anos, caminhou até a plataforma. Em instantes, ele e os outros três finalistas entrariam no mar por ali, rente aos pilares da construção utilizada para pesca, para chegarem mais rapidamente à área de rebentação das ondas.
Paulista do Guarujá, Edgar chegou primeiro e sentou-se na areia. Cruzou as penas e colocou a pequena prancha no colo. Depois, ajeitou os braços e, com a cabeça enfiada entre eles, começou a rezar. Talvez lembrasse do começo, aos 3 anos. Quem sabe, projetasse o futuro, correndo um circuito profissional.
A receita de Edgar era a mesma de outro finalista, o carioca Igor Moraes. Quem garantiu foi o amigo Mateus:
– Ele tem que fazer um arroz com feijão, né!
Como na culinária, cada cozinheiro tempera de forma diferente. Neste domingo, o toque de chef foi dado por Edgar. O fã do australiano Mick Fanning, campeão do WCT, conquistou o gosto dos juízes e levou nota 12,65. Já Igor acabou em terceiro, com 9,05 pontos.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.