| 26/01/2008 11h11min
Dezenas de policiais egípcios voltaram a se posicionar hoje na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, depois de uma primeira tentativa fracassada de fechar o posto fronteiriço por onde passam milhares de palestinos. A volta acontece um dia após os oficiais terem saído do posto.
De acordo com a EFE, os efetivos da polícia se limitam hoje a observar e a controlar a passagem dos palestinos que continuam entrando e saindo do Egito, onde se abastecem de vários tipos de produtos. Além das pessoas a pé, hoje haviam centenas de veículos palestinos, de carros de passeio a caminhões de grande porte. Hoje estão abertas três passagens da fronteira: a porta de Brazil, a porta de Salah ad-Din — fechada ontem de manhã — e um terceiro buraco na cerca fronteiriça.
O improvisado sistema para introduzir as mercadorias em Gaza foi substituído por um ordenado trânsito de caminhões de transporte nos quais os palestinos voltam com água, televisões e centenas de motos,
já que acham que este tipo de
locomoção gasta menos gasolina.
Por outro lado, foi reduzido de maneira considerável o trânsito da localidade de Rafah, próxima à fronteira, a Al-Arish, a 45 quilômetros do posto, enquanto a presença policial se multiplicou em relação aos dias anteriores. Fontes de segurança dizem que 2 mil efetivos policiais se somaram hoje aos 1,5 mil que já estavam nessas duas cidades e que os altos comandantes de segurança egípcios esperam enviar de volta à Faixa de Gaza no final da próxima semana todos os palestinos que entraram no Egito.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.