| 04/03/2008 13h09min
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta terça-feira que Milton de Jesús Toncel, mais conhecido como Joaquín Gómez, será o substituto de Raúl Reyes, número dois na hierarquia da guerrilha morto no sábado num ataque militar colombiano em solo equatoriano. Gómez, um comandante rebelde de campo, é considerado um dos mais combativos líderes do grupo guerrilheiro e integra a ala militarista das Farc.
Um comunicado divulgado pela direção das Farc por intermédio da Agência Bolivariana de Imprensa, que normalmente divulga notas oficiais da guerrilha, informa que "o comandante Joaquín Gómez ingressa a partir desta data como membro pleno do
Secretariado de Estado-Maior Central". O comunicado que
anuncia o substituto de Luis Devia, mais conhecido como Reyes, tem como procedência "as montanhas da Colômbia" e leva a data de 2 de março de 2008.
Os rebeldes informaram ainda que Reyes morreu "cumprindo a missão de concretizar através do presidente (da Venezuela, Hugo) Chávez uma entrevista com o presidente (da França, Nicolas) Sarkozy, na qual se tentará encontrar soluções para a situação de Ingrid Betancur (sic) e para o objetivo do intercâmbio humanitário". Ontem, o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, revelou que Reyes era o principal interlocutor dos guerrilheiros junto ao
governo francês nas conversações para a libertação de Betancourt.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.