| 05/03/2008 17h49min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou de "extremamente importante, madura e rápida" a resolução firmada hoje pelos integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a criação de uma comissão que vai investigar as circunstâncias da incursão militar da Colômbia no Equador:
— Acho importante, porque vamos aprendendo também que, por mais soberano que seja um país, ele é soberano no seu território e não no território dos outros. Se a gente permite que isso (invasões de territórios) continue acontecendo sem que haja uma ação em conjunto de todos os países, amanhã qualquer fronteira pode ser violada, e as pessoas acham que não têm que dar explicações.
A comissão foi uma proposta feita pelo governo brasileiro à organização internacional. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, ficou acertada uma reunião de chanceleres para tratar da questão.
O presidente disse, ainda, que "pede a Deus" que a harmonia entre os dois países se
restabeleça, porque, segundo ele,
somente com a paz a América do Sul conseguirá se desenvolver:
— Não há nenhuma perspectiva desse continente dar um salto de qualidade, de crescer economicamente, socialmente, se a gente não estiver vivendo uma política de paz, harmonia e tranqüilidade, se os países não forem verdadeiramente irmãos.
Lula se reuniu hoje com o presidente equatoriano, Rafael Correa, e se ofereceu para intermediar um encontro de Correa com o presidente colombiano, Álvaro Uribe. Correa negou a oferta e voltou a criticar o governante da Colômbia a quem chamou de "canalha, psicopata e mentiroso".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.