| 05/03/2008 18h11min
O Conselho Permanente da OEA aprovou hoje por unanimidade uma resolução estipulada pelo Equador e Colômbia sobre o conflito enfrentado pelos dois países, e que estabelece que o governo colombiano violou a soberania e a integridade territorial do Equador e os princípios do direito internacional.
O consenso entre ambos os países foi alcançado após "14 horas de negociações", segundo o embaixador do Panamá perante a OEA, Arístides Royo, que liderou o grupo de trabalho para conseguir um acordo sobre a resolução.
A chanceler do Equador, María Isabel Salvador, assim como o embaixador da Colômbia perante a OEA, Camilo Ospina, se mostraram satisfeitos com o consenso alcançado, que foi amparado pelos 34 países-membros com aplausos.
O secretário-geral da OEA, o chileno José Miguel Insulza, qualificou o documento como "uma mostra de paz e entendimento".
A resolução pactuada entre Equador e Colômbia reafirma o "princípio de que o território
de um Estado é inviolável e não pode ser objeto
de ocupação militar nem de outras medidas de força tomadas por outro Estado, direta ou indiretamente, qualquer que seja o motivo, ainda que de maneira temporária".
O embaixador da Colômbia perante a OEA, Camilo Ospina, ficou satisfeitos com o consenso alcançado
Foto:
Joshua Roberts, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.