| 06/05/2008 12h12min
O Brasil foi o grande campeão da etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo de Judô, encerrada nesta segunda-feira na capital mineira. Ao todo, o país conquistou oito medalhas de ouro, 10 de prata e 16 de bronze. A segunda colocação no quadro de medalhas ficou com a Itália (dois ouros e dois bronzes), seguida pela França (idem).
No último dia de disputas, os judocas brasileiros conquistaram mais três medalhas de ouro. O destaque foi o atual campeão mundial da categoria meio-pesado (até 100kg) Luciano Corrêa, que venceu o duelo brasileiro contra Leonardo Leite, seu reserva na seleção que irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim.
A luta entre Corrêa e Leite, no entanto, foi marcada por polêmica. Leite vencia o combate com dois yukos de vantagem, mas levou duas punições no último minuto, que proporcionaram um waza-ari para Corrêa. Revoltado, ele deixou o tatame antes dos últimos segundos da luta reclamando da arbitragem.
– Na minha opinião, ele deu um falso ataque no final – defendeu-se o campeão mundial – Sabia que seria uma luta difícil, mas é bom ter um teste deste antes da Olimpíada – acrescentou.
As outras duas medalhas douradas conquistadas nesta segunda vieram com as mulheres. Garantida em Pequim, Érika Miranda foi a grande campeã na categoria até 52kg, com uma fácil vitória sobre a peruana Leslie Gimenez. Na categoria meio-ligeiro (até 48kg), o título ficou com Sarah Menezes, que derrotou a forte adversária cubana Zaylin Riguet com um koka no Golden Score.
No domingo, a também olímpica Mayra Aguiar conquistou o ouro na categoria até 70kg ao derrotar a compatriota Manoela Inocêncio. Já o reserva da seleção olímpica Hugo Pessanha levou a melhor sobre o titular Eduardo Santos na categoria até 90kg. Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Denílson Lourenço (-60kg), que competiram no sábado, completam a lista dos brasileiros dourados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.