| hmin
Os esforços diplomáticos para uma solução pacífica à crise da Venezuela foram intensificados nesta terça, dia 21. O ex-presidente americano Jimmy Carter disse em Caracas, onde se reuniu pela manhã com o presidente Hugo Chávez, que vai propor soluções eleitorais para pacificar: um referendo revogatório do mandato de Chávez e uma reforma constitucional para viabilizar a realização de eleições.
A proposta de referendo, previsto na Constituição para 19 de agosto, será levada à Mesa de Negociação, conduzida pelo secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), César Gaviria, e à reunião do grupo de amigos para a Venezuela (Brasil, Chile, EUA, México, Espanha e Portugal), que se reunirá sexta-feira em Washington. A reforma constitucional também tem data-limite em 19 de agosto. Isto é, se a oposição que quer derrubar Chávez da presidência aceitar uma ou outra proposta, a saída seria mesmo constitucional, respeitando a posição que o presidente vem defendendo desde o início da crise, deflagrada em 2 de dezembro com a convocação de uma greve-geral.
Apesar da crescente onda de violência, Carter saiu do encontro com Chávez, dizendo que ambos estão otimistas. Aparentemente, a melhor solução seria a emenda constitucional para reduzir o mandato do presidente de seis para quatro anos. Se Chávez aceitar a inclusão de um artigo para finalizar o período presidencial, que completará quatro anos em fevereiro, seria possível marcar eleições no dia 19 de agosto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.