| hmin
O Banco Central (BC) da Venezuela e o governo aprovaram o fechamento temporário do mercado cambial. A medida passa a vigorar já nesta semana e permanece até que sejam elaborados processos de restrição para conter a fuga de capitais decorrente da atual crise política e econômica.
Um fonte do governo disse que a proposta foi apresentada pelo ministro das Finanças, Tobías Nóbrega, e aprovada pela maioria do conselho do BC. A moeda venezuelana despencou 24,3% ante o dólar no acumulado do ano, em meio à greve da oposição contra o presidente Hugo Chávez, movimento que começou em 2 de dezembro.
O controle cambial havia sido descartado por vários ministros e autoridades do BC, que diziam que as condições para isso não eram propícias, porque o país possuía reservas internacionais suficientes. A última vez que a Venezuela vivenciou um controle cambial foi no governo anterior, para conter uma fuga de capitais durante uma crise bancária. A medida esteve vigente entre junho de 1994 e abril de 1996.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.