| 02/02/2003 16h47min
Uma nave de carga russa contendo alimentos e combustíveis foi lançada para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste domingo, dia 2. O lançamento ocorre um dia depois de o ônibus espacial norte-americano Columbia se desintegrar minutos antes de pousar, matando os sete astronautas a bordo.
– O lançamento ocorreu antes do planejado. Até agora, tudo está bem – disse um porta-voz no centro de controle próximo a Moscou.
Em comunicado durante o lançamento do foguete Progress, no campo espacial de Baikonur, no Cazaquistão, especialistas russos afirmaram que o desastre do Columbia poderia ser um grave retrocesso para o ambicioso programa da ISS, formado por 16 países. De acordo com Sergei Gorbunov, porta-voz da agência espacial russa, o trabalho na estação de US$ 95 bilhões seria reduzido até que o lançamento de espaçonaves dos Estados Unidos, usadas para grandes cargas, possa ser retomado.
A Nasa, agência espacial norte-americana, suspendeu todos os vôos de naves enquanto investiga a tragédia do Columbia. Gorbunov acredita que as naves não serão lançadas "por pelo menos um ano'', o que tornaria a ISS dependente da nave de passageiros Soyuz e da nave de carga Progress da Rússia. Com informações da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.