| 07/02/2003 19h09min
O primeiro dia de disputas entre Brasil e Suécia pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis 2003 terminou empatado em 1 a 1. Depois da vitória fácil de Gustavo Kuerten sobre Andreas Vinciguerra, o mineiro André Sá e o sueco Jonas Bjorkman fizeram uma partida emocionante, decidida apenas nos detalhes. A experiência de Bjorkman falou mais alto e o sueco venceu Sá por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2, 4/6 e 6/1, em mais de três horas e meia de partida.
Com o empate nesta sexta, dia 7, o jogo de duplas deste sábado pode ser decisivo na definição do confronto. A partir das 11h (horário de Brasília), Guga e Sá voltam à quadra de carpete coberta do ginásio Idrottens Hus, em Helsinborg, para enfrentar a parceria entre Bjorkman e Magnus Larsson. No domingo, Guga inicia a disputa contra Bjorkman, enquanto Sá pega Vinciguerra na seqüência.
Com o apoio da torcida e determinado a reverter a vantagem obtida por Guga sobre Vinciguerra no primeiro jogo, Bjorkman entrou em quadra confiante e conseguiu quebrar o serviço de Sá logo no quarto game, abrindo em seguida 4/1. O mineiro chegou a devolver a quebra no nono game, mas Bjorkman conseguiu nova quebra para fechar a parcial em 6/4. No segundo set, Sá venceu no serviço do sueco já no primeiro game, mas a vantagem só durou até o 3/3. No 11º game, Sá se aproveitou de uma bola fora de Bjorkman para fazer 6/5 e sacar em seguida para fechar o set.
O brasileiro parecia que iria tomar conta da partida quando novamente quebrou o serviço de Bjorkman no primeiro game, desta vez no terceiro set. Mas, cometendo muitos erros bobos, Sá teve seu saque quebrado no game seguinte, e novamente no quarto, e novamente no oitavo, quando o sueco fechou em 6/2. O jogo, então, virou para o lado de Bjorkman, que chegou a abrir 3/0 no quarto set. Sá reagiu e buscou a devolução da quebra, sofreu mais uma, mas ainda teve fôlego para obter mais duas vitórias no saque de Bjorkman e fechar o set em 6/4 com um ace.
Na quinta e decisiva parcial, não deu para André Sá. Cada vez mais confiante em quadra e passando a arriscar bolas na linha que invariavelmente entravam, Bjorkman abriu 4/0 com duas quebras sobre o mineiro. Sá ainda devolveu uma delas, o que foi providencial para evitar um "pneu" (perder o set de zero): Bjorkman teve nova quebra a seu favor no 5/1 e, com um ace, fechou a partida e garantiu o empate em 1 a 1 entre Brasil e Suécia no primeiro dia de jogos.
Avança às quartas-de-final da Copa Davis a equipe que vencer três dos cinco jogos disputados. Se passar pela Suécia, o Brasil vai enfrentar o vencedor do duelo entre Austrália e Grã-Bretanha, que está sendo disputado em Sydney com vantagem de 2 a 0 no primeiro dia para os donos da casa.
MARIANNE SCHOLZEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.