| 09/08/2008 07h08min
O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, adiantou neste sábado que declarará a lei marcial em todo o país devido à agressão militar russa contra o território deste país. Saakashvili, que fez este anúncio durante uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança Nacional, disse que deve conversar em breve com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O Parlamento georgiano se reunirá às 14h (8h de Brasília) para ratificar o decreto presidencial.
O presidente georgiano explicou que a declaração da lei marcial não está relacionada com a situação na Ossétia do Sul, mas com a agressão russa, cujo objetivo é suscitar o "pânico" entre a sociedade georgiana. Além disso, ele qualificou de "mentira" que as tropas georgianas tivessem matado quase 1,5 mil civis em Tskhinvali, como asseguram as autoridades separatistas.
Segundo a imprensa georgiana, mais de 20 pessoas morreram na cidade de Gori, próxima à fronteira com a Ossétia do Sul, durante os bombardeios da
aviação russa. Esta madrugada,
aviões russos voltaram a atacar o porto georgiano de Poti e a base militar na cidade georgiana de Senaki, situadas ambas a grande distância da região de conflito na Ossétia do Sul. Segundo fontes georgianas, pelo menos seis pessoas morreram sob as bombas no porto de Poti.
A agência oficial russa Itar-Tass confirmou que as tropas russas iniciaram o assalto do povoado georgiano de Tamarasheni, situado a poucos quilômetros ao sul da capital da Ossétia do sul, Tskhinvali.
Tamarasheni, uma das quatro localidades que formam o chamado “enclave do norte” georgiano, nunca esteve sob controle dos separatistas da Ossétia do Sul e por ela passa a principal estrada da região. No enclave funciona a administração provisória alternativa aos separatistas, liderada por Dmitri Senakov.
Clique para ver o mapa da região:
Tanques russos já se movem em direção à regisão separatista de Ossétia do Sul
Foto:
Musa Sadulayev, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.