| 08/02/2003 14h42min
O chefe dos inspetores de armas das Nações Unidas, Hans Blix, afirmou neste sábado, dia 8, que está esperançoso quanto ao sucesso das negociações com Bagdá sobre o desarmamento do Iraque e que esta não será a última chance dada ao país. A declaração foi feita na chegada à sede do Ministério de Relações Exteriores do Iraque, acompanhado do chefe dos inspetores nucleares, Mohamed ElBaradei. Os dois devem reiniciar neste sábado conversas de dois dias com representantes iraquianos.
Perguntado se as negociações são a última chance para o Iraque, AlBaradei disse:
– Esta é uma chance importante, mas não a última. Haverá outras chances.
Blix e ElBaradei chegaram à capital iraquiana nesta manhã e devem se encontrar com o general Amer al-Saadi e com o chefe do grupo de monitoramento do Iraque, Hussam Hohammed Amin. Equipes técnicas devem se juntar aos dois inspetores mais tarde. Estão na agenda entrevistas privadas com cientistas, vôos de fiscalização de aeronaves U2, legislação e acordos sobre o armas proibidas e questões não respondidas pelo Iraque na declaração de armas de dezembro.
Blix e ElBaradei estiveram em Badgá menos de uma semana antes de divulgar o relatório sobre as inspeções ao Conselho de Segurança da ONU. Um novo relatório decisivo deve ser divulgado no próximo dia 14 e pode dar início à contagem regressiva para um ataque dos Estados Unidos ao Iraque. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.