| 14/08/2008 18h41min
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta tarde de quinta-feira anular os jogos que encerraram o Grupo 15 da 1ª fase na Série C do Brasileirão. E o jogador Rafinha, do Toledo, foi banido do futebol.
As partidas Toledo x Marcílio Dias, e Inter-SM x Engenheiro Beltrão serão remarcadas pela CBF, o que pode alterar o Grupo 24 da 2ª fase. Já o técnico Sérgio Ramírez, do Marcílio, teve sua absolvição mantida.
No dia 27 de Julho, Toledo e Marcílio Dias empataram em 0 a 0 - resultado que classificou ambos. Ao mesmo tempo, o Inter-SM fez 3 a 2 no Engenheiro Beltrão. Sob suspeita de acerto entre os dois clubes, o empate que levou Toledo e Marcílio Dias passou a ser investigado pela Procuradoria do STJD, que apresentou denúncia e pediu anulação.
No primeiro julgamento, o STJD negou o pedido. Mas nesta quinta-feira, quase todos os pedidos da Procuradoria foram atendidos. Por maioria de votos, decidiu-se pela anulação da última rodada do Grupo 15; pela remarcação das partidas; e pelo banimento de Rafinha.
As quatro equipes precisarão jogar novamente, em data ainda indefinida, para que sejam conhecidos os dois clubes que vão se juntar aos gaúchos Brasil de Pelotas e Caxias no Grupo 24.
A sessão desta tarde no Pleno do STJD durou mais de três horas, e contou com a palavra dos advogados de defesa de todos os quatro times que formaram o Grupo 15 na 1ª fase da Série C: Inter-SM, Engenheiro Beltrão, Toledo e Marcílio Dias.
O maior tempo foi tomado pela própria Procuradoria do STJD, que apelou para a seriedade do futebol brasileiro e chegou a dizer que o caso deveria servir de exemplo no Brasil em função da Copa do Mundo de 2014. Autora do recurso, a Procuradoria foi veemente pedindo a condenação do jogador Rafinha e Sérgio Ramirez, e a repetição da última rodada do Grupo 15.
Caio César Rocha, relator do processo, acatou parcialmente o recurso, e votou pela suspensão de oito jogos a Rafinha, e pela manutenção de absolvição a Sérgio Ramirez. Mas foi vencido pelos votos de quatro auditores, e do presidente do STJD.
Agora, cabe à CBF remarcar os jogos da última rodada do Grupo 15. O Pleno do STJD não definiu se haverá acompanhamento das partidas para evitar qualquer possibilidade de acerto nos resultados.
Entenda o caso
O Grupo 24 da Série C está parado desde o dia 30 de Julho, quando o STJD acolheu a denúncia da Procuradoria contra Marcílio Dias e Toledo, que teriam combinado um empate em 0 a 0, classificando ambos na última rodada do Grupo 15 da 1ª fase.
Nenhuma partida chegou a ser disputada. Os gaúchos Brasil de Pelotas e Caxias, que completam a chave, apenas treinam e realizam amistosos à espera do encerramento do impasse judicial.
Em 08 de Agosto, todos os envolvidos foram absolvidos ou receberam penas mais brandas - incluindo o jogador Rafinha, do Toledo, autor de uma entrevista considerada confissão de culpa pela Procuradoria; e o técnico Sérgio Ramirez, do Marcílio Dias, acusado de provocar atraso na partida para conhecer o resultado do jogo simultâneo Inter-SM x Engenheiro Beltrão. O pedido de repetição dos jogos da última rodada do Grupo 15 também foi negado à época.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.