| hmin
O vice-primeiro-ministro do Iraque, Tareq Aziz, disse nesta quinta, dia 13, que Bagdá não tem meios para atacar Israel no caso de uma guerra liderada pelos Estados Unidos contra o país árabe. Questionado se o Iraque se voltaria contra Israel em caso de um ataque norte-americano, Aziz respondeu:
– Nós não temos meios para atacar Israel. Tínhamos em 1991, (mas) não os temos hoje. Não podemos falar em represália quando não temos os meios – acrescentou, falando de Roma em uma entrevista ao canal de televisão francês France 2.
Na Guerra do Golfo, em 1991, 39 mísseis Scud lançados pelo Iraque contra Israel provocaram a morte de uma pessoa e graves danos materiais.
Ele também rejeitou a denúncia de um relatório de especialistas independentes de que os mísseis Al Samoud 2 excediam em 40 quilômetros o limite de alcance de 150 quilômetros estabelecido pelas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
–Todos nossos mísseis de longa distância foram destruídos – disse.
Aziz afirmou ainda que o presidente do Iraque, Saddam Hussein, não vai para o exílio, como sugeriram os Estados Unidos. O vice-primeiro-ministro iraquiano encontrou-se com o papa João Paulo II, em Roma, para angariar apoio a Bagdá contra uma possível guerra.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.