| 14/02/2003 16h04min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, acusou nesta sexta, dia 14, o Iraque de brincar com a Organização das Nações Unidas e disse que o Conselho de Segurança da ONU não pode permitir que o processo de inspeção se arraste para sempre.
– Até este dia, nós não vimos o nível de cooperação que foi antecipado, o que era esperado – disse Powell após a apresentação do relatório dos chefes das inspeções da ONU no Iraque, Hans Blix e Mohamed ElBaradei.
– Não podemos permitir que esse processo se arraste para sempre – disse ele, zombando das afirmativas de Bagdá de que está colaborando com os inspetores.
Ele também rejeitou o pedido da França para dobrar ou até mesmo triplicar a força de inspeção da ONU. Apesar de os inspetores terem relatado melhorias na cooperação iraquiana, "eles continuam sendo observados''.
– Eles continuam sendo espionados. Eles ainda não têm o acesso que precisam no Iraque para fazer bem o seu trabalho – disse.
O chefe de inspetores da ONU, Hans Blix, levantou críticas durante sua apresentação às evidências apresentadas por Powell no dia 5 de fevereiro sobre o programa de armas do Iraque. Blix disse que as duas imagens de satélite mostradas pelo secretário de Estado não provam que o país estava retirando munições proibidas do local.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.