| hmin
O presidente George W. Bush vai dizer na noite desta quarta, dia 26, que a eventual mudança de regime no Iraque terá um efeito positivo em todo o Oriente Médio e vai facilitar o processo de paz entre palestinos e israelenses, segundo fontes da Casa Branca. O discurso, a ser pronunciado no American Enterprise Institute, foi redigido para acalmar os países árabes que temem a desestabilização de toda a região em caso de guerra. Vários desses países também estão irritados com a tendência de Washington de apoiar Israel contra o levante palestino.
– Ele vai falar sobre como um Iraque diferente facilitará a paz entre israelenses e palestinos – disse o porta-voz de Bush, Ari Fleischer.
Fontes do governo e do Congresso disseram que a guerra pode custar aos EUA até US$ 95 bilhões, bem mais do que os US$ 61 bilhões previstos anteriormente. Esse dinheiro inclui a guerra propriamente dita, as despesas de reconstrução do país e os gastos com futuras ações de combate ao terrorismo. Sem mencionar cifras, Fleischer disse que Bush vai enviar rapidamente ao Congresso um pedido de verbas suplementares.
Além disso, o governo norte-americano está analisando centenas de nomes da elite iraquiana, para separar os que são fiéis aliados de Saddam dos que simplesmente trabalham para a burocracia, sem envolvimento ideológico com o regime. A idéia também é identificar autoridades iraquianas que podem determinar o uso de armas químicas ou biológicas contra forças invasoras ou países vizinhos.
– Acreditamos que a vasta maioria das autoridades iraquianas não faça parte do grupo de Saddam Hussein, é gente que está simplesmente tentando fazer seu trabalho – disse Fleischer – Esperamos que eles possam continuar esse trabalho quando Saddam e seus asseclas tiverem partido.
Para ele, Saddam e seus asseclas não são gente como os outros. Fleischer comentou que desobedecer aos asseclas do atual presidente iraquiano seria um bom conselho. De qualquer forma, o governo ainda não sabe o que fará contra os seguidores de Saddam - uma hipótese é julgá-los por crimes de guerra.
No discurso, Bush deve mencionar também a crise humanitária que pode ser provocada pela guerra. Nesta semana, funcionários do governo anunciaram o envio de cobertores, água, barracas, remédios e outros produtos para até 1 milhão de pessoas. Estoques de comida suficientes para alimentar 2,9 milhões estão sendo montados. As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.