| 24/11/2008 22h03min
A Serra Catarinense se vê livre, pelo menos por enquanto, das fortes chuvas que castigam o Estado. Mesmo sem contabilizar mortes e prejuízos materiais, os serranos sentem a dor das vítimas, e mobilizam-se para ajudá-las com tudo o que for possível.
Sob um céu claro e sol forte, foi lançada na tarde desta segunda-feira, em Lages, uma grande campanha para arrecadar donativos a fim de minimizar o sofrimento das pessoas atingidas pelas cheias. Representantes de órgãos públicos, entidades, associações de moradores, partidos políticos e da imprensa reuniram-se para definir as ações que começaram a ser tomadas imediatamente.
Todos os municípios da região serão envolvidos. Já foram doados geladeiras e fogões, mas a prioridade é alimentos não-perecíveis, água mineral, leite, fraldas descartáveis, produtos de higiene, colchões, cobertas, roupas, calçados e materiais de construção. Não serão aceitas doações em dinheiro.
A Polícia Militar, que já enviou mais
de 40 homens de Lages para auxiliar
nos resgates nos municípios afetados, disponibilizou um microônibus e um caminhão para transportar os donativos, que poderão ser entregues a qualquer policial que estiver em ronda pelos bairros.
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também ofereceu um veículo para fazer as coletas em outras cidades da região. A Klabin Papéis foi procurada e deve fornecer sacos e caixas de papel para embalar os produtos doados.
Os donativos podem ser entregues em todos os órgãos e escolas estaduais, delegacias de polícia, associações de moradores, entidades de classe e estabelecimentos comerciais ainda não definidos, mas que devem se engajar na campanha. Igrejas também serão convocadas a ajudar. Todas as arrecadações serão concentradas em um depósito central e levadas diariamente aos municípios afetados pelas cheias.
O depósito central das doações funcionará na sede da Gerência de Educação (Gered), localizada na rua Rio Branco, 456, ao lado da Escola Belizário Ramos,
no bairro São Cristóvão. Neste
local, há dois telefones de plantão 24 horas: (49) 3225-1244 e 8839-1875. Na Secretaria de Desenvolvimento Regional, os telefones de plantão são: (49) 3221-3900, 8839-1883 e 8839-1727.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.