| 27/11/2008 19h26min
O comando estadual da Polícia Militar, por meio da Portaria 816, aumentará o controle sobre a circulação de pessoas em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, principalmente nos bairros mais atingidos pela enchente. A medida passou a valer às 11h30min desta quinta-feira.
O objetivo é dar mais segurança para quem limpa a casa, aos abrigos, comboios e centrais de recebimento de donativos e estabelecimentos comerciais, alvos de saques nos últimos dias na cidade. Dessa forma, a polícia pretende restabelecer a rotina no muncípio.
— Esta operação da polícia é para regular a vida da sociedade em tranqüilidade e não para provocar o medo ou insegurança na população. Não existe nenhuma situação de risco ou descontrole — explicou o comandante geral de PMSC, coronel Eliésio Rodrigues.
Apesar de não ser considerado como toque de recolher, a polícia orienta que as pessoas evitem sair depois das 22h e ressalta que quem for abordado terá que se identificar e
explicar o que está fazendo na rua.
A portaria permite que a polícia aborde na rua pessoas consideradas em atitude suspeita e, se ela não estiver cadastrada como voluntária e não morar no bairro em que está, será levada para a região onde reside.
Caso seja encontrada nas mesmas circunstâncias novamente ou dificulte o trabalho da polícia, pode ser encaminhada à delegacia de Polícia Civil para responder a um Termo Circunstanciado por desobediência da ordem legal.
A polícia pode ainda fechar bares e similares após as 22h caso ache necessário. Cerca de 500 policiais trabalham em Itajaí após a enchente. O efetivo normal na cidade é de 350.
Pátio do Supermercado Maxxi em Itajaí. O estabelecimento foi tomado pela enchente e saqueado
Foto:
diario.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.