| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aumentou neste sábado, dia 8, a pressão sobre os membros relutantes do Conselho de Segurança da ONU para que aprovem uma nova resolução, estabelecendo o dia 17 como ultimato para o total desarmamento do Iraque.
Em seu tradicional programa radiofônico de todos os sábados, Bush reafirmou que o dirigente iraquiano Saddam Hussein tem ligação com os terroristas, a quem forneceria armas de destruição em massa.
– Saddam Hussein dá apoio financeiro, treina e abriga terroristas que estão felizes de utilizar armas de destruição em massa contra os Estados Unidos e outros países apaixonados pela paz – afirmou o presidente norte-americano.
Bush também deu resposta ao inspetor-chefe de armas da ONU, Hans Blix, que pediu "meses" para neutralizar o arsenal iraquiano:
– A equipe de inspeção não precisa de mais tempo. Tudo o que ela necessita é aquilo que jamais receberam: uma cooperação total e completa do regime iraquiano.
Os Estados Unidos, ao lado da Grã-Bretanha e da Espanha, entregaram nessa sexta ao Conselho de Segurança da ONU uma nova proposta de resolução. Ela prevê um ultimato de 10 dias para que o Iraque entregue as supostas armas que ainda possui.
O Japão se somou neste sábado ao grupo que apóia a fixação do ultimato ao regime iraquiano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.