| 19/03/2003 22h16min
Terminou às 22h15min (horário de Brasília) desta quarta, dia 19, o prazo dado pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para o líder iraquiano Saddam Hussein deixar o país ou enfrentar a guerra. Até o momento, não há nenhum sinal de que Saddam tenha acatado a exigência ou do início de ataques contra o país.
Bush já entregou a ordem de ataque ao Iraque aos generais das Forças Armadas dos Estados Unidos, informou a rede de televisão NBC.
Em pronunciamento em rede mundial na noite de segunda-feira, Bush decretou um ultimato de 48 horas para Saddam e seus filhos deixarem o Iraque, sob o risco de uma invasão liderada pelos Estados Unidos. Saddam rejeitou o ultimato, dizendo que não acataria ordens "de um estrangeiro".
As ruas de Bagdá estão desertas, com lojas e restaurantes fechados, enquanto a luz da lua ilumina o céu parcialmente nublado após uma tempestade de areia nesta quarta.
Horas antes de o ultimato de Bush ter expirado, três ou quatro grandes explosões foram ouvidas à distância. O comando militar dos Estados Unidos na região anunciou que seus caças lançaram mais um ataque a alvos na zona de exclusão aérea, patrulhada por forças norte-americanas e britânicas desde o final da Guerra do Golfo de 1991.
No sul do Iraque, onde estão concentradas as forças militares da coalizão liderada pelos Estados Unidos, havia pouco sinal de aumento das atividades durante a madrugada (horário local).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.