| 22/03/2003 22h37min
A cidade de Bagdá foi atacada mais uma vez por mísseis e bombardeios aliados por volta das 22h deste sábado, início da madrugada de domingo no horário local, totalizando a quinta ofensiva no intervalo de 24 horas. Muitas explosões foram relatadas por testemunhas, que não souberam indicar que alvos teriam sido atingidos. Por conta dos ataques, vários pontos da cidade permanecem às escuras. Bagdá já havia sido atacada por volta das 20h e das 19h15m (horário local).
A porta-voz do Pentágono, Victoria Clarke, disse sábado que as forças aliadas "estão avançando de forma bastante rápida e imprevisível" em várias frentes, especialmente em direção ao Norte. As tropas americanas e britânicas também já cruzaram o Rio Eufrates, um dos mais importantes da região, rumo à capital Bagdá.
Na Frente Sul, as tropas aliadas estariam a cerca de 240 quilômetros de Bagdá, entretanto, há registros de conflitos com o Exército iraquiano a apenas 160 quilômetros de Bagdá, em Najaf. Nesta localidade, as tropas aliadas estariam encontrando dificuldades para avançar devido à resistência dos soldados fiéis ao governo de Saddam Hussein. Segundo uma emissora de TV, o líder local do Baath, partido de Saddam Hussein, teria sido morto durante o embate.
O general Stanley McChrystal, vice-diretor de operações americanas no país árabe, disse que as forças aliadas têm de preparar-se "para combates bastante acirrados". Clarke declarou também que não há prazo para o fim da guerra e reafirmou que a única certeza é relativa à vitória das forças aliadas. Segundo McChrystal, líderes militares e entre mil e dois mil soldados já teriam se rendido.
O destino dos prisioneiros de guerra ainda não foi decidido. O general também disse que foram feitas neste sábado mais de mil incursões, lançados cem mísseis e outras centenas de mísseis teleprogramados de alta precisão. A porta-voz do Pentágono pediu que os correspondentes de guerra tomem cuidado. Até agora foi confirmada a morte de um jornalista australiano e o desaparecimento de outros três.
O Pentágono, durante a divulgação do boletim diário sobre a guerra a jornalistas, negou que tenham sido encontradas armas de destruição em massa ou mísseis scud no Iraque.
As informações são da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.