| hmin
Fuzileiros navais dos Estados Unidos no sul do Iraque estão posicionados para iniciar uma ofensiva contra o norte do país, cruzando o Rio Eufrates depois de tomarem controle de regiões que dão acesso às pontes próximas da cidade de Nassiriya. Militares norte-americanos também afirmaram que a 11ª Divisão do exército iraquiano tinha "capitulado". A informação não pode ser confirmada.
Nenhum detalhe sobre a rendição da 11ª Divisão iraquiana estava disponível. Autoridades do Iraque negaram nesse sábado, dia 22, afirmações dos EUA de que o comandante da 51ª Divisão tinha se rendido depois que um comandante dos norte-americano afirmou que suas forças tinham vencido a divisão iraquiana perto da cidade de Basra.
Segundo o site www.globalsecurity.org, a 11ª Divisão de Infantaria é baseada na região de Nassiriya e, junto com a 51ª Divisão Mecanizada, é parte do 3º Corpo Militar do Iraque. As divisões do Exército iraquiano podem chegar a 15 mil homens, mas muitos estão abaixo de sua capacidade total de combate.
A 3ª Infantaria dos Estados Unidos cobriu quase 500 quilômetros desde que deixou a fronteira com o Kuwait, há dois dias, antes de encontrar resistência iraquiana perto de Najaf, na costa sudoeste do Eufrates.
Autoridades norte-americanas acreditam que unidades da tropa de elite do presidente Saddan Hussein irão encontrar as forças da coalizão em Najaf – a Divisão Medina – e em outras cidades ao sul de Bagdá, como Kut, no Rio Tigre, onde a Divisão Bagdá está fortemente baseada.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.