| 23/03/2003 03h20min
Um tiroteio intenso entre fuzileiros navais dos Estados Unidos e soldados iraquianos irrompeu na manhã desta domingo (madrugada em Brasília), dia 23, na cidade portuária de Umm Qasr, no sul do Iraque, um dia depois dos militares norte-americanos terem anunciado que assumiram o controle da região, informaram testemunhas.
O correspondente da Reuters, Adrian Croft, disse que soldados norte-americanos dispararam grandes rajadas de metralhadora em uma área onde o Exército dos Estados Unidos estabeleceu um acampamento na cidade.
– Tem uma enorme batalha acontecendo agora – disse Croft. – Com muitos disparos de metralhadora – acrescentou ele.
O correspondente da TV árabe Al Jazeera em Umm Qasr disse que a luta já dura muito tempo. Ele disse que os iraquianos parecem estar contra-atacando na cidade portuária, próxima da fronteira com o Kuwait.
Os Marines disseram no sábado, dia 22, que as forças anglo-americanas fizeram entre 400 e 450 iraquianos prisioneiros na luta por Umm Qasr, o único porto de água profunda do Iraque, e pela península de Faw, que controla o acesso à pequena costa do país.
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse em Washington na sexta que as forças da coalizão haviam capturado Umm Qasr. No dia seguinte, o ministro de Informação do Iraque, Mohammed Saeed al-Sahaf, disse que a declaração de Rumsfeld não passava de "ilusões e mentiras".
As forças lideradas pelos Estados Unidos afirmam que precisam do porto para enviar ajuda humanitária e para mostrar aos iraquianos que Washington e Londres estão firmes em sua intenção de ajudar a reconstruir o Iraque após retirarem Saddam Hussein do poder. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.