| hmin
O vice-primeiro-ministro iraquiano, Tareq Aziz, disse nesta terça, dia 1º de abril, que está confiante na vitória contra as tropas lideradas pelos Estados Unidos, dizendo que o Iraque triunfará não em batalhas no deserto, mas frustrando os objetivos de guerra de Washington.
– Nós estamos confiantes na vitória. Vencer como? Vencer é derrotar o ataque evitando que atinja seus objetivos. Isto é vitória – disse ele numa entrevista ao canal árabe LBC.
– Nós não dissemos que entraremos em um conflito com a América (Estados Unidos) e que o Exército iraquiano será vitorioso sobre o Exército norte-americano – disse ele. – Nós seremos vitoriosos dentro do solo do Iraque, dentro do nosso país, sobre os invasores.
Os paramilitares do Fedayeen iraquianos e as forças leais ao presidente Saddam Hussein transformaram as batalhas em lutas de guerrilhas nas cidades no sul do Iraque para conter o avanço das forças lideradas pelos Estados Unidos em direção a Bagdá e enfraquecer as longas linhas de abastecimento.
A entrevista de Aziz segue a mesma linha de um comunicado de Saddam, que pediu aos iraquianos que lutem contra os invasores norte-americanos em "qualquer lugar". O presidente disse que a Jihad (guerra santa) é um dever.
As proximidades de Bagdá foram intensamente bombardeadas nesta terça, particularmente no sul. O Iraque disse que os últimos ataques mataram 24 civis na capital – 19 durante a noite e cinco nesta terça.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.