| hmin
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, reuniu-se nesta quarta, dia 2, com seu par turco, Abdullah Gul, como parte dos esforços para dissuadir a Turquia de mandar uma grande força militar para o norte do Iraque, controlado por curdos. Os Estados Unidos temem que uma incursão da Turquia em grande escala atrapalhe a guerra contra o Iraque ao criar uma ''guerra dentro da guerra'', entre turcos e curdos.
O encontro entre Powell e Gul em Ancara é o primeiro de uma série de debates com lideranças da Turquia. Ele também se encontrará com o comandante do poderoso setor militar turco, o general Hilmi Ozkok.
Powell declarou que há um "prolongado sentimento de decepção'' desde que o Parlamento turco recusou-se permitir o uso do território do país por mais de 62 mil soldados dos EUA para a abertura de uma "frente norte'' contra o Iraque. O acordo de ajuda financeira de Washington para Ancara está em risco.
A Turquia quer aumentar a presença militar no norte do Iraque para impedir que os curdos estabeleçam um Estado independente na região, que na sua opinião incentivaria o separatismo curdo no sudeste turco. Curdos iraquianos ameaçaram repelir qualquer "invasão'' turca. Pequenos destacamentos turcos estão posicionados no norte do Iraque desde os anos 1990, lutando contra guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que se abrigam nas montanhas da região.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.