| 09/04/2003 14h44min
Exilados iraquianos que vivem em Londres invadiram nesta quarta, dia 9, a antiga Embaixada do Iraque na capital inglesa, celebrando a aparente queda do governo de Saddam Hussein em Bagdá. O prédio estava vazio desde que a Grã-Bretanha ordenou que o último diplomata em Londres deixasse o país no mês passado. Ele trabalhava na missão Sessão de Interesses sob proteção da Embaixada da Jordânia.
– Eles tiveram que forçar a entrada, mas foi uma tomada pacífica. Há cerca de 60 pessoas aqui e a intenção é tornar pública a nossa exultação e crença na queda do regime de Saddam – disse o membro da oposição iraquiana e um dos organizadores da invasão, Zuhair Al-Maher
A ação teve início quando redes de televisão em todo o mundo mostraram imagens ao vivo de moradores de Bagdá recebendo as forças norte-americanas no centro da capital iraquiana. Enquanto marines dos Estados Unidos entravam no centro da cidade, centenas de pessoas esvaziavam prédios oficiais, arrastando qualquer coisa de valor e derrubando uma estátua de Saddam.
– Ainda é difícil de acreditar, mas este é um dos dias mais felizes da história do povo iraquiano – disse Al-Maher.
O manifestante afirmou ser possível que cenas parecidas ocorram em outras embaixadas iraquianas em todo o mundo.
– Saddam é irrelevante agora. Claro que queremos vê-lo sendo julgado pelos seus crimes, mas o importante é que ele, seu regime e aparato de terror acabaram – desabafou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.