clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/04/2003 14h44min

Exilados iraquianos tomam Embaixada do Iraque em Londres

Cerca de 60 pessoas comemoram os avanços dos EUA ao centro de Bagdá

Exilados iraquianos que vivem em Londres invadiram nesta quarta, dia 9, a antiga Embaixada do Iraque na capital inglesa, celebrando a aparente queda do governo de Saddam Hussein em Bagdá. O prédio estava vazio desde que a Grã-Bretanha ordenou que o último diplomata em Londres deixasse o país no mês passado. Ele trabalhava na missão Sessão de Interesses sob proteção da Embaixada da Jordânia.

– Eles tiveram que forçar a entrada, mas foi uma tomada pacífica. Há cerca de 60 pessoas aqui e a intenção é tornar pública a nossa exultação e crença na queda do regime de Saddam – disse o membro da oposição iraquiana e um dos organizadores da invasão, Zuhair Al-Maher

A ação teve início quando redes de televisão em todo o mundo mostraram imagens ao vivo de moradores de Bagdá recebendo as forças norte-americanas no centro da capital iraquiana. Enquanto marines dos Estados Unidos entravam no centro da cidade, centenas de pessoas esvaziavam prédios oficiais, arrastando qualquer coisa de valor e derrubando uma estátua de Saddam.

– Ainda é difícil de acreditar, mas este é um dos dias mais felizes da história do povo iraquiano – disse Al-Maher.

O manifestante afirmou ser possível que cenas parecidas ocorram em outras embaixadas iraquianas em todo o mundo.

– Saddam é irrelevante agora. Claro que queremos vê-lo sendo julgado pelos seus crimes, mas o importante é que ele, seu regime e aparato de terror acabaram – desabafou.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.