| 10/04/2003 20h31min
Cientistas conseguiram identificar o vírus causador da doença respiratória letal que tem se espalhado pelo mundo. Eles sugeriram dar ao vírus o nome do médico que identificou a doença pela primeira vez e que foi vitimado por ela.
Duas equipes de pesquisa no New England Journal of Medicine afirmaram que o novo coronavírus, parente de um dos muitos vírus que causam o resfriado comum é, como se suspeitava, novo para os humanos. A descoberta significa que os médicos podem a partir de agora concentrar seus trabalhos no desenvolvimento de um exame simples para detectar o vírus e dizer imediatamente se o paciente tem a Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida como Sars.
Os cientistas disseram que o vírus deveria ser batizado com o nome do médico Carlo Urbani, o médico da Organização Mundial de Saúde que morreu de Sars no mês passado, depois de tratar de um dos primeiros doentes infectados com o vírus no Vietnã. A equipe sugeriu que o vírus fosse chamado de coronavírus Urbani.
Os sintomas da síndrome são febre alta, tosse seca e outros sintomas semelhantes aos da gripe, mas o quadro progride para uma pneumonia. Alguns doentes precisam ser colocados em respiradores para ajudar o funcionamento dos pulmões. Cerca de quatro por cento dos doentes de Sars morrem.
A síndrome, que se espalhou pelo mundo por meio dos viajantes, já matou cerca de 110 pessoas e infectou mais de 3 mil, mas as autoridades nos Estados Unidos e em outros países acreditam que a doença está sob controle.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.