| hmin
A rede de TV Al Jazeera divulgou neste domingo, dia 13, que os líderes tribais na cidade natal de Saddam Hussein estavam negociando um cessar-fogo com as forças norte-americanas. As informações veiculadas indicam que as tropas iraquianas e paramilitares haviam deixado o local.
O correspondente da TV árabe, Youssef al-Sharif, entrevistou homens armados que disseram representar líderes das 15 principais facções tribais da cidade localizada 175 quilômetros ao norte de Bagdá. Segundo as declarações concedidas, algumas pessoas aderiram às armas para proteger a cidade de um possível ataque de curdos-iraquianos avançando pelo Norte depois que as tropas iraquianas e oficiais paramilitares deixaram o lugar. Outro motivo seria a prevenção de saques que vêm acontecendo em outras localidades iraquianas após o colapso do regime de Saddam.
– Estamos carregando armas para proteger nossa cidade dos curdos. Nós não os queremos na nossa cidade. Não temos problemas com os americanos. Queremos paz, mas não vamos permitir que os curdos entrem – disse um homem não-identificado.
– Temos 15 tribos e os líderes estão negociando com os americanos. Nós não queremos lutar contra os americanos. Os militares iraquianos deixaram a cidade cinco dias atrás.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.