| 14/04/2003 07h04min
O Irã disse nesta segunda, dia 14, que prenderá e colocará em julgamento líderes iraquianos que fugirem para o seu território durante a guerra liderada pelos Estados Unidos.
– Se líderes iraquianos quiserem cruzar para o Irã de maneira ilegal, nós os prenderemos e eles serão julgados por todos os crimes que cometeram contra o nosso país – disse a repórteres Hamid Reza Asefi, porta-voz do Ministério do Exterior.
Asefi não disse se o Irã entregará líderes iraquianos encontrados no país para forças dos EUA ou da Grã-Bretanha que ocupam o Iraque. Os Estados Unidos emitiram uma lista de 55 membros da liderança de Saddam que estão sendo procurados, em uma espécie de "baralho'' com fotos das autoridades do regime deposto.
O Irã saudou a queda de Saddam Hussein, odiado no país por ter ordenado o uso de armas químicas contra tropas iraquianas durante a guerra Irã-Iraque (1980-1988). Mas Teerã também denunciou a ocupação do Iraque por ''agressores militares'' e disse que se trata de um "ataque contra o Islã e muçulmanos.''
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.