| 16/04/2003 19h43min
O político iraquiano pró-Estados Unidos, Ahmad Chalabi, retornou à capital Bagdá nesta quarta, dia 16, em sua primeira visita à cidade desde a queda da monarquia em 1958, disse um conselheiro. Chalabi, líder do Congresso Nacional Iraquiano (INC), foi o primeiro político exilado a chegar a Bagdá, desde a queda na semana passada do governo do presidente iraquiano desaparecido, Saddam Hussein.
– Nós acabamos de chegar e estabelecemos um quartel-general no centro de Bagdá. Seu primeiro plano é ver sua antiga cidade e então começar a construir a democracia – disse Zaab Sethna, assessor do político que viajou com Chalabi da cidade de Nassiriya, no sul do país.
Segundo o assessor, o Exército norte-americano levou Chalabi a Nasiriya há 10 dias dando a ele a vantagem inicial sobre outros exilados, que tentam estabelecer uma base de poder entre a população xiita do sul, após anos de repressão do partido Baath de Saddam.
Chalabi foi levado para a casa onde agora funciona a embaixada indiana no distrito de Aadhamiya, ao norte de Bagdá. Depois de deixar o Iraque, Chalabi viveu no Líbano, Jordânia e Grã-Bretanha.
Sethna disse que Chalabi não tem planos imediatos para reclamar a propriedade do prédio, que foi tomado pelo governo após a revolução de 1958.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.