| hmin
Ameaças de ataque contra os Estados Unidos e contra o Japão foram feitas nesta terça, dia 17, pelo governo da Coréia do Norte, através do jornal oficial Rodong Sinmun. De acordo com o periódico, as autoridades norte-coreanas responderão a qualquer tipo de bloqueio liderado pelos EUA com retaliação "sem limite". Além de intimidar os norte-americanos, o japoneses também sofreriam as conseqüências de uma possível ação militar. A publicação afirmava que as chamas da guerra se espalhariam imediatamente para o Japão.
A Coréia do Norte sofre crescente ostracismo internacional e pressão do governo norte-americano e seus aliados devido a sua busca por armas nucleares.
– A Coréia do Norte tomará um passo retaliatório físico imediato contra os EUA uma vez que julgue que sua soberania foi infringida por uma operação de bloqueio de Washington – disse o jornal em comentário divulgado pela agência de notícias KCNA.
A crise nuclear também colocou em pauta o comércio ilegal de armas e drogas da Coréia do Norte, levando os Estados Unidos e seus aliados a pensarem em planos para coibir o tráfico. Autoridades dos EUA e da Coréia do Sul dizem que ações de policiamento somente garantiriam as leis atuais, mas não representam sanções ou bloqueio.
– Se surgir uma guerra na península coreana, ela se espalhará imediatamente para o Japão, já que o território do Japão é usado como base dos EUA para agressão contra a Coréia do Norte, e o Japão está totalmente envolvido na política dos EUA para isolar e reprimir a Coréia do Norte – disse o jornal.
Em encontro no Camboja, os ministros do Exterior da Coréia do Sul, Japão e China concordaram em tentar reunir Pyongyang e Washington para uma nova rodada de negociações. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.