| 14/07/2003 08h22min
A Índia afirmou nesta segunda, dia 14, que não vai enviar forças de paz ao Iraque sem uma ordem da Organização das Nações Unidas (ONU), recusando um pedido de ajuda feito por Washington.
– Havendo um pedido explícito da ONU, o governo da Índia pode considerar o envio de nossos soldados ao Iraque – disse o ministro das Relações Exteriores da Índia, Yashwant Sinha.
A decisão foi tomada depois que a coalizão nacionalista hindu do primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee não conseguiu formar um consenso doméstico que apoiasse o envio de soldados para o Iraque, antigo aliado da Índia. A Índia se opôs à guerra liderada pelos Estados Unidos.
Partidos políticos, incluindo alguns da coalizão no governo, disseram que qualquer envio de soldados indianos ao Iraque seria parte de uma "força de ocupação'' caso eles não forem protegidos por uma ordem da ONU. Alguns especialistas em política externa, entretanto, apoiaram o envio de soldados como uma forma de ampliar as relações de Nova Délhi com Washington.
A Índia tem o quarto maior Exército do mundo, que faz parte de operações de paz da ONU em países como Angola, Camboja e Somália. Os EUA pediram à Índia uma divisão – entre 15 e 20 mil soldados – para comandar o setor norte do Iraque, ao redor da cidade de Mosul.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.