| 19/08/2003 12h54min
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira, dia 19, nota à imprensa condenando o atentado contra a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bagdá. Segundo o comunicado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com a saúde do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque. O diplomata está gravemente ficou sob os escombros e está gravemente ferido.
O porta-voz da ONU Salim Lone, em entrevista à rede CNN, disse que subiu para 13 o número de mortos. As informações preliminares indicavam três mortes. Um caminhão-bomba teria provocado a tragédia, que deixou pelo menos 30 feridos. O atentado ocorreu no Hotel Canal às 16h30min (9h30min em Brasília). No local, há também escritórios de outras agências da organização.
Veja nota do Itamaraty na íntegra:
O Governo brasileiro condena veementemente o ato terrorista perpetrado hoje contra as instalações das Nações Unidas em Bagdá, que resultou em vários mortos e feridos.
O Presidente da República acompanha com grande preocupação o estado de saúde do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque.
O Brasil rechaça todo ato de terrorismo e, em especial, aqueles dirigidos contra organizações que trabalham pela promoção da paz. Nesse sentido, é motivo de repulsa o fato de ter sido o Escritório das Nações Unidas em Bagdá escolhido como alvo de um atentado covarde, no momento em que presta serviços inestimáveis aos iraquianos e à comunidade internacional, conforme mandato conferido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.