| hmin
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade (15 a 0) na quinta, dia 16, a resolução proposta pelos Estados Unidos sobre o futuro do Iraque. A resolução estabelece o prazo de 15 de dezembro para que o Conselho de Governo do Iraque elabore um cronograma para os planos da nova constituição e eleições no país.
O texto também encoraja os outros países a mandar apoio ao Iraque em forma de tropas e recursos. Rússia, Alemanha e França, os principais oponentes da ação norte-americana e britânica no Iraque, haviam anunciado horas antes que dariam apoio à proposta, mas com ressalvas. Os três países disseram que não enviarão tropas ou mais dinheiro ao Iraque. A Síria, último bastião de resistência, acabou cedendo também.
A aprovação representa uma vitória para o presidente dos EUA, George W. Bush, que está sob crescente pressão por causa do alto custo – material e humano – da ocupação no Iraque. A primeira proposta de resolução
elaborada pelos EUA havia sido
rejeitada pelo Conselho em consultas prévias.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.