| 21/10/2003 09h30min
A Organização Não-Governamental (ONG) Human Rights Watch disse nesta segunda, dia 20, que o Exército americano falhou na condução das investigações sobre os assassinatos de civis por seus soldados no Iraque. O grupo diz ter coletado "dados confiáveis" sobre a morte de 94 civis. O Exército afirma não ter registro destas mortes.
Um porta-voz do Pentágono defendeu a conduta das forças dos Estados Unidos, que, segundo ele, tomaram "medidas extraordinárias para evitar acidentes com civis, inclusive com risco das próprias vidas".
O grupo de direitos humanos, sediado em Nova York, disse que os soldados devem ser responsabilizados por suas ações em investigações completas para remover a "atmosfera de impunidade" que ele afirma existir em Bagdá. Em um relatório, a organização afirmou ter confirmado a morte de 20 civis sob a responsabilidade das forças dos EUA entre 1º de maio, quando Washington declarou encerrado o combate principal, e o fim de setembro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.