| hmin
A Organização das Nações Unidas decidiu retirar temporariamente sua equipe internacional de Bagdá para avaliar a situação da segurança na capital iraquiana. A decisão foi anunciada nesta quinta, dia 30, pela porta-voz em Genebra, Marie Heuze.
– Pedimos que a equipe de Bagdá se retirasse temporariamente para conversar com as pessoas da sede sobre o futuro de nossa operação – disse Marie Heuze.
Na quarta, dia 29, a Cruz Vermelha também informou que iria reduzir os funcionários no Iraque. As medidas foram tomadas depois da morte de 12 pessoas provocada pela explosão de um carro-bomba na sede do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na última segunda, dia 27.
A ONU tem cerca de 30 funcionários internacionais em Bagdá e aproximadamente 2 mil empregados iraquianos em todo o país. Em um comunicado breve, Heuze afirmou que as consultas teriam como foco as medidas de segurança necessárias para operar no Iraque. A organização já havia reduzido sua presença no Iraque depois de um atentado contra a sede da organização em agosto, que provocou a morte de 22 pessoas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que chefiava a missão da ONU no país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.