| hmin
Quatro terroristas suicidas que mataram mais de 50 pessoas em Istambul nesta última semana eram cidadãos turcos, afirmou o primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, neste sábado, dia 22, durante o enterro de algumas das vítimas. No funeral de dois policiais mortos nos atentados de quinta, dia 20, Erdogan disse que é uma vergonha para a Turquia que os cidadãos do país sejam os responsáveis pelo ato.
– Morreram quatro terroristas que eram cidadãos turcos – disse.
Grupos ligados à Al-Qaeda reivindicaram a autoria dos dois ataques a sinagogas no último sábado, matando 25 pessoas. A própria organização terrorista teria assumido a responsabilidade pelos bombardeios ao consulado britânico e ao banco HSBC na quinta, nos quais outras 27 pessoas morreram.
Erdogan confirmou que as autoridades acreditam que os homens-bomba turcos tenham ligações com grupos internacionais. O jornal Hurriyet divulgou que a polícia antiterrorista prendeu 18 pessoas durante operação em três bairros de Istambul e que todas as folgas de policiais foram suspensas. O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que a Turquia, um Estado membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que os Estados Unidos vêem como um modelo de democracia islâmica, tornou-se o novo fronte da "guerra ao terror''.
As informações são da agência Reuters.
Veja as imagens dos atentados.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.