| hmin
O primeiro-ministro da Suécia, Goran Persson, disse nesta terça, dia 16, que o governo concordaria em receber o ex-líder iraquiano Saddam Hussein em uma das prisões do país. Ao ser questionado sobre a possibilidade de Saddam cumprir pena na Suécia, onde um criminoso de guerra sérvio está detido, Persson declarou que esta é uma discussão teórica, mas que a resposta deveria ser "sim".
– Se ele fosse condenado e sentenciado por um tribunal internacional, então teríamos a mesma obrigação que todos. Não se pode exigir um julgamento internacional e depois dizer que não está disposto a se responsabilizar por isso – disse o premiê.
A Suécia, país não-alinhado militarmente, opôs-se à guerra no Iraque.
– Quando eles (os Estados Unidos) tiverem todas as informações que puderem dele e quando for conveniente do ponto de vista da política doméstica norte-americana, haverá um julgamento no Iraque – afirmou Persson à edição desta terça do diário Svenska Dagbladet.
Atualmente, a ex-líder sérvia Biljana Plavsic, condenada por um tribunal internacional, cumpre uma pena de 11 anos na Suécia.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.