| hmin
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, capturado no sábado por forças dos Estados Unidos (EUA), deve ser interrogado pelas Central de Inteligência americana (CIA). A informação foi divulgada pelo secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, nesta terça, dia 16.
Rumsfeld não entrou em detalhes sobre como Saddam vem se comportando mas afirmou que seus comentários indicam "que ele está resignado".
- Pedi que George Tenet se responsabilize pelos interrogatórios de Saddam Hussein - disse Rumsfeld em entrevista no Pentágono, referindo-se ao diretor da CIA.
Fontes militares americanas dizem esperar que Saddam dê informações valiosas a Washington, desde o destino das supostas armas de destruição em massa ao financiamento e planejamento de futuros ataques a tropas americanas. No entanto, transcrições informais de seus interrogatórios até o momento mostram um Saddam que se recusa a cooperar por completo com seus captores - dando a eles sua famosa retórica nacionalista como resposta a qualquer espécie de pergunta.
Especialistas em tática militar afirmam que, como os EUA disseram estar tratando Saddam como prisioneiro de guerra, não podem interrogar o ex-ditador à força. De acordo com a terceira convenção de Genebra, as únicas informação que um prisioneiro de guerra pode ser ordenado a dar são seu nome, patente, número de série e data de nascimento.
Veja as imagens da caputra de Saddam HusseinCom informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.