| hmin
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta terça, dia 16, que o presidente dos EUA, George W. Bush, e o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, terão o mesmo fim de Saddam Hussein. Esse foi o primeiro comentário público sobre a captura do ex-ditador do Iraque.
– Ouvi a declaração do presidente norte-americano de que o mundo é um lugar melhor sem Saddam. Quero que o presidente norte-americano saiba que o mundo sem Bush e sem Sharon é um lugar ainda melhor – afirmou.
Na cidade de Qazvin, milhares de pessoas ouviram o discurso de Khamenei, que mostrou-se feliz pela captura de Saddam. O presidente deposto do Iraque invadiu o Irã em 1980, dando início a uma guerra de oito anos na qual morreram centenas de milhares de iranianos.
– Agora que ele foi capturado, o mundo islâmico e todos os que conheciam o discurso foi transmitido ao vivo pelas TVs do país.
– A nação iraquiana sofreu enormemente sob o domínio desse lobo sanguinário. Agora, parece estar livre dele – disse.
Mas Khamenei também usou a prisão de Saddam para atacar os dois outros maiores inimigos do Irã, os EUA e Israel, criticando os líderes desses países.
– Todos os que governam o mundo de forma arrogante como um ditador em nome de melhorar a democracia e o respeito aos direitos humanos deveriam saber que não terão um fim melhor que o de Saddam – acrescentou.
Na segunda, o governo do Irã pediu que Saddam fosse julgado por um tribunal internacional e disse estar preparando uma acusação contra o ex-ditador devido aos crimes cometidos durante a Guerra Irã-Iraque (1980-88).
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.