| hmin
Equipes de resgate no Irã retiraram nesta quinta, dia 1º, um homem e uma garota vivos de escombros da cidade de Bam, que foi destruída por um terremoto, enquanto o país prepara uma solenidade para as pelo menos 30 mil pessoas mortas no desastre, ocorrido há seis dias.
– Você pode chamar isso de um milagre ou qualquer coisa que quiser. Estou feliz, pelo menos salvamos uma vida. Eu estive na guerra, passei muitas dificuldades, e nunca estive tão feliz – afirmou o trabalhador da Crescente Vermelha Ali Asghar Namdari, após encontrar o comerciante Yadollah Saadat preso embaixo de um guarda roupa, piscando e murmurando ao lado dos corpos de seis parentes.
A rádio estatal iraniana informou que uma menina de nove anos coberta de terra foi retirada dos escombros de sua casa na manhã desta quinta. Seu estado foi descrito como frágil. Os dois resgates coincidiram com as preparações de uma solenidade em honra aos mortos no maior desastre natural do Irã dos últimos 13 anos. Alguns representantes do governo estimaram que o número total de vítimas poderia chegar a 50 mil.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, é esperado na solenidade. Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) acreditam que a população de Bam foi reduzida para 40 mil pessoas, bem abaixo das 103 mil existentes anteriormente. As demais teriam sido mortas, estariam desaparecidas, em hospitais ou teriam deixado a cidade. Uma das pessoas da equipe médica segurou a face do comerciante de 27 anos e perguntou se ele poderia falar seu nome. Em resposta, ele murmurou "Yahdollah" diversas vezes.
– Eles estavam tirando os corpos e encontraram ele. Eles acharam que estava morto e depois perceberam que estava vivo. Eu não consigo expressar o quão feliz estou – afirmou a mulher de Yadollah, Fatimeh Asghari, 22 anos, ao lado do marido, que teve a bacia fraturada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.