| hmin
Soldados norte-americanos mataram a tiros dois policiais iraquianos envolvidos em uma briga familiar depois de confundi-los com agressores, afirmou o Exército dos Estados Unidos, neste sábado, dia 10.
Uma porta-voz militar afirmou que os soldados da 173ª brigada aérea foram enviados na sexta para responder a relatos que afirmavam que duas famílias estavam brigando. Quando chegaram, os militares viram dois homens carregando armas e disparando em uma casa.
– Quando os soldados se aproximaram, os homens tentaram fugir – disse a major Josslyn Aberle, da 4ª divisão de infantaria.
– Os soldados perseguiram eles, disparando tiros de alerta, mas os homens não responderam. Eles mataram um e o outro morreu antes de chegar ao hospital – afirmou a major.
Um terceiro homem estava desarmado. Não é a primeira vez que forças dos Estados Unidos matam por engano membros da polícia iraquiana ou outras forças de segurança locais.
Em dezembro, três policiais morreram e dois ficaram feridos em Kirkuk, no norte do Iraque, quando tropas norte-americanas dispararam depois de terem aparentemente confundido os homens com bandidos em um ponto de vigilância. E em setembro, tropas norte-americanas na volátil cidade de Falluja acidentalmente mataram 10 iraquianos que pertenciam à polícia local e outras forças de segurança treinadas pelos EUA.
Há cerca de 75 mil policiais na nova força policial iraquiana, que vem sendo preparada e equipada pelos Estados Unidos.
Além de serem vítimas de ataques dos EUA, cerca de 150 policiais morreram em ataques à bomba ou tiroteios promovidos por rebeldes que os consideram colaboradores das forças de ocupação norte-americanas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.