| hmin
O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, disse nesta quarta, dia 14, que esperava visitar o Iraque para levantar o moral das tropas japonesas que está enviando para ajudar na reconstrução do país.
– Se possível, gostaria de visitar (o local) onde a Força de Autodefesa estará desempenhando um papel ativo, para incentivá-la – afirmou Koizumi.
Ele se recusou a dizer quando a visita poderia ocorrer. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi ao Iraque em novembro para participar de uma refeição do dia de Ação de Graças com soldados norte-americanos. O primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar, fez uma visita-relâmpago em dezembro, e seus colegas britânico, Tony Blair, e holandês, Jan Peter Balkenende, realizaram visitas-surpresa neste mês.
Uma pequena equipe militar japonesa deverá partir por volta do dia 16 de janeiro rumo a Samawa, sudeste do Iraque, e o contingente do Japão poderá chegar a mil homens, em missão para fornecer ajuda humanitária e auxílio na reconstrução do país. Koizumi prometeu aos EUA que enviaria a missão não-combatente ao Iraque, apesar dos temores públicos sobre a segurança dos militares em um local que muitos consideram uma zona de guerra.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.